segunda-feira, 2 de junho de 2008

Aya Takano

Como o grupo é o mesmo, achei que não teria problema colocar coisas sobre a apresentação de Desenho 1!
Esse foi a "tradução" (bem cretina) de vários mini-textos que eu encontrei da Takano... só pra ter idéia do que falar sobre ela na trabalho...

Mais do que qualquer outro artista Kaikai Kiki, Takano é o exemplo da influência cultural do Japão no pós-guerra. Com a inspiração variando entre pinturas italianas do século 14 passando por evidências alienígenas e a MTV, o mundo de Takano é brilhante e futurista, cheio de imagens carregadas de tradição e sensualidade. Seus desenhos e pinturas nos conduzem a um passeio ruma a criação com suas personagens femininas com corpo “finos” que flutuam e contornam as imagens.
No Japão Takano é desacada como uma artista manga, ilustradora, e ensaísta de ficção científica. Ela tem várias publicações seriadas e é regularmente citada em artigos subculturais. No mercado de arte da Europa e América, suas pinturas são recebidas com entusiasmo.
Aya Takano nasceu em 1976 em Saitama, Japão. Ela é uma artista japonesa da pop art associada ao movimento Superflat. Influenciada tanto pelo manga quanto pela ficção científica americana, sua arte mostra as típicas heroínas de olhos largos, sempre parcialmente ou completamente nua. Conhecida principalmente por seus desenhos e pinturas, ela normalmente trabalha com tinta e acrílico. O desenho também tem sido bas para outros trabalhos como uma série de comics books 2004’s subterraned, ou em vídeo como o “the world after 800,000,000 years, de pequenas aventuras.
Takano é uma artista com base em Kyoto e Tokyo, pertence ao Kaikai Kiki, um grupo de jovens artistas organizados por Takashi Murakami. Takano brinca com o conceito de "Japonismo"(sabe Deus o que é isso), enquanto também incorpora formas e idéias dos cartoons, anime, ficção científica e arte erótica.
Ela usa acrílico e dilui guache para criar ficção, erotismo, e imagens de garotas geishas magras- existe um pouco de sexo, tristeza e futuro tudo de uma vez. A imagens masculina não é recorrente....



E tem também esse outro texto que eu encontrei que fiquei com muita preguiça de tentar traduzir...

Aya Takano, "Wild dogs, hawks, owls, cats, a landfill the size of 44 and a half Tokyo Domes, the stratosphere, " 2007View of the exhibition "Wild dogs, hawks, owls, cats, a landfill the size of 44 and a half Tokyo Domes, the stratosphere" at Galerie Emmanuel Perrotin Miami, 2007
Trained in the popular art form known as kawaii (cute) as an illustrator for Nintendo video games, Aya Takano portrays endearing, wide-eyed androgynous figures with slender bodies, their extremities are systematically reddened, as if to illustrate their extreme sensitivity. For the Japanese, her work is technically irreproachable. Her mastery of drawing and color, combined with her capacity to work exceptionally quickly, is so great that Takashi Murakami has compared her to the brilliant Hokusai, the 18th-century painter and printmaker.
What also contributes to the quality of Aya Takano's work is the breadth and unique aspect of her pictorial world. Inspired by her vivid imagination, she expresses her everyday musings in the form of small preparatory drawings to which she adds her own texts, written with a purity and poetry that is evocative of traditional haiku. She is also an adept of the Japanese practice of customization, and her compositions teem with details. The tattoos on the figures, the patterns on each piece of fabric and the quality of the jewelry and accessories are all backdrops for introducing drawing into the drawing (like her acolyte, Mr.). All these images are then brought together to compose the complex subjects of her large acrylic canvases.
But the impression of gentleness transmitted by her light touch jars with the subversive nature of her work. For artists in the Kaikai Kiki group, the polish of the kawaii genre often provides a cover for the portrayal of controversial subjects. The paintings she exhibited at Lyon's Musée d'Art Contemporain this autumn, for example, bluntly illustrated young geishas in the exhilarating throes of budding sexuality. And "garbage" is the theme for her series of works in progress for the exhibition at the Galerie Emmanuel Perrotin Miami, a subject inspired by the artificial creation of Yume No Shima Island atop a heap of trash in Tokyo Bay.Yet the artist takes on these regressive subjects with such a sense of whimsy that the perversity evaporates in the face of these incongruous compositions. Because Aya Takano lives in a world where giant squid fly among building and figures are stamped with two blue dots on their backsides, while others carry birds on their heads, like hats. The meaning of all these recurring symbols is elusive. And ultimately, this is the charm of her visual vocabulary, which is unique in the closed world of contemporary art: the heady exoticism of a foreign language.



Enfim, a gente pode ter uma base com esses texto, mas acho que na maior parte sobre a Takano a gente vai ter que viajar na onda da esquisitisse e inventar coisas...

Um comentário:

Anônimo disse...

adorei! viajar na onda da esquisitisse...